Square news

Copa do Mundo motiva futebol entre amigos, mas jogos exigem cuidados com o físico

por LifeSquare |

Esporte mais popular do mundo, o futebol atrai praticantes em todos os países, ainda mais em época de Copa do Mundo, maior e mais importante competição organizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol). Ao todo, oito nações diferentes venceram uma Copa do Mundo e o Brasil é o único país pentacampeão do evento, seguido pela Alemanha e Itália, ambas com quatro títulos.


Em sua 21ª edição, a Copa do Mundo de 2018 contará com 32 seleções e será realizada de 14 de junho a 15 de julho, na Rússia.  O evento terá 64 jogos em 12 estádios localizados nas cidades de Moscou, São Petersburgo, Samara, Kazan, Ecaterimburgo, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov e Nizhny Novgorod. A seleção brasileira estreia dia 17 de junho contra a Suíça, depois enfrenta a Costa Rica, dia 22, e Sérvia, dia 27, na fase de grupos.


Para praticar o esporte são necessários poucos equipamentos, um dos motivos para sua grande popularidade. Mas, muitas vezes, os praticantes amadores não estão atentos ao preparo físico necessário para o futebol, já que é um esporte de contato físico e alta intensidade. Alongar e aquecer corretamente é muito importante para prevenção de lesões, além de fazer um trabalho de fortalecimento, mesmo que não seja em uma academia, como em aulas de treinamento funcional. Dessa forma, há um melhor preparo para jogar no final de semana.


Treinamento funcional no futebol

O treinamento funcional, de acordo com o preparador físico da LifeSquare, Marcelo Zangrande, traz grandes benefícios para o jogador de futebol, porque fortalece o CORE, traz equilíbrio para o corpo, melhora a propriocepção e ajuda no desempenho no jogo. 


O foco do treino funcional nesta modalidade tem o objetivo de melhorar o movimento específico do jogador e busca um maior equilíbrio muscular. Também podem ser realizados exercícios específicos para o futebol, que tenham corridas com mudança de direção e deslocamentos laterais. 


A realização de todas essas atividades contribuirá para um desempenho mais eficaz dentro do campo e no dia a dia, proporcionando uma vida mais saudável.


Quer saber mais? Conheça a LifeSquare.